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Tomás de Aquino
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Filosofia e Teologia
por: - Data:13/01/2010 às Horário: 00:33
O conceito de natureza corrompida e a possibilidade de uma filosofia e ética filosófica em Tomás de Aquino
Anexos do Artigo: 

Otimismo cristão é o nome dado por Étienne Gilson a um capítulo fundamental da sua obra mais famosa: O Espírito da Filosofia Medieval. Nele, Gilson, por meio de uma aguda observação dos fatos, parece desmascarar um preconceito que, por séculos, havia estorvado o renascimento do pensamento cristão no âmbito laico, a saber, o de um suposto pessimismo embutido na antropologia cristã. Ele transpõe esta falsa barreira trabalhando, precisamente, o conceito de natureza corrompida nos pensadores cristãos, máxime, em Tomás de Aquino.

De fato, a expressão natureza corrompida – na sua literalidade – é uma contradição em termos. Com efeito, não há como uma natureza, isto é, os princípios constitutivos de um ser, ser corrompida, sem deixar, ipso facto, de ser a natureza do dito ser. Sem embargo, esta expressão – natureza corrompida –, se não for entendida como se deve, equivalerá à absurda proposição de que uma coisa pode deixar de ser o que é e, inobstante isso, continuar sendo o que era.

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   Documentos da notícia:
 natureza_corrompida_filosofia_etica.pdf
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